Fórum Internacional de Seguros para jornalistas 2013

#

A 8ª edição do Fórum Internacional de Seguros para Jornalistas aconteceu na recém-inaugurada sede da Allianz Seguros, em Pinheiros, São Paulo, na manhã do dia 24 de outubro. Destinado exclusivamente à imprensa, o Fórum teve como tema central as “Mudanças demográficas, um problema mundial: como minimizar os seus efeitos na economia”.

Em sua primeira visita ao Brasil, o Prof. Dr. Michael Heise, economista-chefe da Allianz SE e um dos economistas mais importantes da Alemanha na atualidade, apontou como minimizar os efeitos do envelhecimento da população na economia. “O Brasil precisa enfrentar algumas verdades inconvenientes. O bônus demográfico que durou cinco décadas deve desaparecer em apenas sete anos”, afirmou Heise, durante o evento, destacando que em 2020, o número de pessoas economicamente dependentes (menos de 15 ou mais de 65 anos) começará a crescer no país.

Após sua palestra, Heise dividiu a mesa de debates com o Prof. Dr. André Portela, da FGV-SP, Dr. Marcelo Caetano, do Ipea, e Ingo Dietz, diretor de Relações Institucionais da Allianz Seguros, que trouxeram para discussão os temas “Mercado de trabalho no Brasil e os impactos das alterações demográficas”; “Envelhecimento populacional e políticas públicas no Brasil e na América Latina”; “O setor de seguros e as mudanças demográficas”, respectivamente.

Clique aqui para acessar a apostila do Fórum.