Categorias

O Prêmio Allianz Seguros de Jornalismo premiará trabalhos que abordem os temas Seguros, Sustentabilidade – Mudanças Ambientais e Educação. Além da categoria especial de Sustentabilidade Comunicação Corporativa, lançado em 2011, a edição deste ano conta com o mais novo tema Educação.

Seguros

Categoria Linguagem Escrita

Matérias e artigos publicados em meios de comunicação cuja linguagem adotada seja a escrita, incluindo websites e portais da Internet, subdividindo-se nas seguintes subcategorias:

1 - Nacional e Regional

Matérias e artigos veiculados em jornais e revistas de caráter preponderantemente jornalístico e de circulação nacional ou regional, assim como websites (incluindo blogs) de caráter preponderantemente jornalístico, desde que tais veículos não sejam especializados no tema “Seguros”.

2 - Especializado em Seguros

Matérias e artigos veiculados em jornais, revistas, websites (incluindo blogs), de cunho preponderantemente jornalístico desde que tais veículos sejam especializados no tema “Seguros”.

3 - Economia e Finanças

Matérias e artigos publicados em jornais, revistas e websites (incluindo blogs), de caráter preponderantemente jornalístico desde que tais veículos sejam especializados em Economia e Finanças.

Categoria Especial Veículo Impresso

A Allianz Seguros concederá menção honrosa ao jornal e à revista que mais deram espaço – dentre os trabalhos inscritos no Prêmio – ao tema Seguros. As homenagens serão destinadas a jornais e revistas de circulação nacional ou regional, que não sejam especializados em Seguros e em Economia e Finanças. A análise será feita por clipadora independente que irá apurar a centimetragem de cada reportagem inscrita, agrupando-as em jornais e em revistas para revelar os vencedores de cada um desses meios.

Sustentabilidade

Categoria Linguagem escrita

1 - Nacional e Regional

Matérias e artigos publicados em meios de comunicação a partir da linguagem escrita, incluindo, jornais, revistas e websites (incluindo blogs).

Categoria Linguagem audiovisual

Reportagens veiculadas em meios de comunicação cuja linguagem seja a audiovisual, subdividindo-se nas seguintes subcategorias:

1 - Telejornalismo

Programas jornalísticos de TV e vídeos jornalísticos veiculados na Internet

2 - Radiojornalismo

Programas jornalísticos veiculados em rádio e matérias jornalísticas veiculadas na Internet (podcasts etc).

Categoria Especial Comunicação Corporativa

Linguagem escrita e audiovisual: reportagens e artigos desenvolvidos em linguagem escrita e linguagem audiovisual para circulação e veiculação em mídias internas das empresas com o objetivo de disseminar conceitos socioambientais a partir da publicação de matérias sobre sustentabilidade e mudanças ambientais globais.

Educação

O novo tema Especial Educação Allianz Auto Instituto Ayrton Senna chega para valorizar trabalhos de linguagem escrita que abordem os benefícios sociais da educação, promovam sua priorização e contribuam para a melhoria de sua qualidade.
As matérias elegíveis no novo tema devem tratar, dentre outros assuntos:

• Políticas públicas voltadas para a educação
• Competências socioemocionais
• Métricas de educação
• Educação de futuro
• Aplicação da ciência na educação
• Educação por meio do esporte

Categoria Linguagem Escrita

1 - Nacional e Regional

Matérias e artigos publicados em meios de comunicação a partir da linguagem escrita, inclusive jornais, revistas e websites (incluindo blogs).